terça-feira, 14 de julho de 2009

Vegetarianismo previne e trata doenças do coração

Uma dieta vegetariana bem planejada pode ajudar na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas, como diabetes, obesidade e câncer. Ela também é uma opção saudável e nutritiva para adultos, crianças e adolescentes.

Essas são as conclusões atualizadas sobre o vegetarianismo que fazem parte da posição oficial da American Dietetic Association, publicada na última edição do jornal da entidade.

Na publicação, a associação afirma que dietas vegetarianas, incluindo a chamada Vegan, que exclui totalmente os alimentos de origem não vegetal, são opções saudáveis, adequadas do ponto de vista nutricional e que podem oferecer benefícios à saúde na prevenção e tratamento de certas doenças. Segundo a declaração oficial, as dietas vegetarianas, quando planejadas corretamente, são adequadas para qualquer pessoa, incluindo grávidas, lactantes, crianças, adolescentes e atletas.

As afirmações estão acompanhadas por um artigo científico assinado pelo professor e chefe do departamento de nutrição e bem-estar da Universidade Andrews, Winston Craig, e pelo consultor em nutrição do Grupo de Pesquisa Vegetariana de Baltimore, Reed Mangels.

De acordo com a American Dietetic Association, há vários motivos para explicar o crescente interesse no vegetarianismo e, com o aumento de número de vegetarianos, é importante uma posição oficial, baseada em evidências científicas, que sirva de orientação à população.

O artigo publicado no jornal da associação é baseado na análise de pesquisas e informações do banco de dados da entidade. O estudo procurou verificar aspectos que fazem parte das preocupações comuns em relação ao vegetarianismo, como saber se as dietas vegetarianas podem ser seguidas por grávidas e se trazem benefícios à saúde da mãe e do bebê.

O trabalho também apresenta novos tópicos e informações adicionais para os vegetarianos: a função-chave de certos nutrientes, a dieta vegetariana durante os diferentes ciclos da vida e as formas de usá-la na prevenção e tratamento de doenças crônicas.

A seção sobre dieta vegetariana e câncer foi ampliada, detalhando os fatores de proteção encontrados no vegetarianismo. No tópico sobre osteoporose, estão incluídos o papel das frutas, verduras, derivados de soja, proteínas, cálcio, vitaminas D e K e potássio na saúde dos ossos.

Além disso, é apresentada uma revisão de estudos baseados em evidências científicas mostrando que a dieta vegetariana está associada a um menor risco de morte por doença isquêmica do coração.

Os autores do estudo que acompanha a posição oficial da American Dietetic Association lembram que, para adotar uma dieta vegetariana, é fundamental procurar um nutricionista habilitado, que poderá orientar sobre os nutrientes essenciais, modificar a dieta para atender necessidades de pessoas com restrições alimentares por conta de doenças ou alergias e fornecer as tabelas com as recomendações nutricionais de acordo com as características individuais e apropriadas a cada fase da vida.

(Iara Biderman)

Nota: A cada dia mais, o próprio meio científico está confirmando e divulgando princípios que foram estabelecidos desde a criação do mundo: os princípios da dieta dada por Deus ao homem, a dieta vegetariana.

Particularmente, desde que me tornei vegetariana (há uns 7 anos), pude sentir vividamente a diferença de uma mente mais suscetível à atuação do Espírito Santo. Deus seja louvado!

Nenhum comentário: